SEGURANÇA DA REDE

O compromisso da Sulgás com a segurança vai desde a concepção do projeto de construção de um novo ramal de distribuição até a operação e manutenção permanente de sua rede. Saiba como:

  • A rede de distribuição da Sulgás é projetada com base em rigorosas normas e padrões internacionais, que garantem a segurança das pessoas, do meio ambiente e da própria tubulação. 
  • Na construção das redes, são utilizados materiais com certificados de qualidade e pessoal especializado para executar atividades específicas.
  • Técnicos de operação e manutenção da Sulgás realizam inspeções sistemáticas de toda a rede canalizada.
  • A segurança da rede também é garantida por um Sistema Supervisório, capaz de identificar falhas na operação e ativar válvulas de bloqueio para interrupção do fluxo de gás rapidamente.
  • A identificação da rede de distribuição da Sulgás é feita por placas de sinalização e tachões localizados no solo. Em áreas rurais, podem ser utilizados marcos de concreto. Além disso, as caixas de válvulas são identificadas por tampas de metal.
  • A Sulgás possui dois procedimentos estruturados e que são constantemente testados e atualizados, o Plano de Gestão de Riscos (PGR) e o Plano de Ação de Emergência (PAE). O primeiro abrange a gestão de todas as medidas de prevenção e controle de riscos nas áreas de influência do Sistema de Distribuição de Gás Natural do Rio Grande do Sul, buscando também atender as normas estabelecidas pelos órgãos ambientais. Já o PAE tem como objetivo estabelecer as estratégias e os procedimentos técnicos e administrativos que devem ser adotados para enfrentamento e controle de situações de emergências, considerando os cenários acidentais definidos a partir da aplicação da técnica de Análise Preliminar de Riscos – APR e da análise histórica.