• Saiba o que é preciso para você ter o gás natural em sua casa

    A Sulgás atende clientes residenciais em diferentes bairros de Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos.

    Para efetivar o serviço de abastecimento, há várias etapas e o esforço conjunto de uma equipe profissional capacitada. 

    O processo se inicia com um estudo de viabilidade técnica e econômica, que mensura informações importantes referentes às condições estruturais do condomínio e da região onde o mesmo se encontra, além de apresentar ao cliente as vantagens econômicas obtidas com a utilização do energético.

    Após a assinatura do contrato, começa a programação de obras, que envolve: projeto, construção da Estação Reguladora Urbana (ERU), montagem de tubulações (caso haja necessidade), troca de medidores individuais (por andar), colocação de válvulas reguladoras, teste final da rede (estanqueidade) e agendamento de conversão.

    No caso dos edifícios projetados dentro da norma NBR 15.526, as instalações são desenvolvidas em um prazo menor.

    Na etapa da conversão, a Sulgás faz um recenseamento com o objetivo de identificar a situação dos fogões e aquecedores e das peças a serem substituídas. A conversão de equipamentos no prazo de garantia, por exemplo, fica a encargo da assistência técnica do fabricante.

    Concluídas as adequações, chega o momento de viabilizar o abastecimento do GN em cada apartamento. A interface com todas as partes envolvidas oportuniza a definição de um cronograma que contemple a todos. A operação requer um dia de trabalho e a disponibilidade dos profissionais nos dois turnos. Tudo sob a responsabilidade e supervisão de um engenheiro da Sulgás.

    Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Mercado Urbano, pelo telefone: (51) 3287-2200.

     

Instalação e Conversão

  • Conheça as etapas para utilização do gás natural residencial

    Visita de recenseamento dos aparelhos e das instalações de gás: esta visita consiste em identificar a marca e o modelo dos aparelhos a gás, para posteriormente ser realizada sua conversão.

    Adequação nas instalações de gás: se houver necessidade, será realizada a troca da mangueira do fogão por um flexível metálico e a instalação de válvulas de bloqueio. As adequações de chaminés e ventilações de ambiente serão realizadas se houver previsão em contrato.

    Teste nas tubulações (estanqueidade): a função do teste é verificar se existe algum vazamento de gás nas instalações do condomínio e se a tubulação está adequada à pressão de operação.

    Instalação de reguladores e medidores: serão instalados novos reguladores de pressão e medidores de gás. Ao finalizar esta fase, é feito o agendamento da etapa que dará inicio ao consumo do Gás Natural. A conversão dos seus aparelhos pode ser comprometida caso alguma das etapas anteriores não seja realizada em seu apartamento.

    Conversão dos aparelhos a gás: nesta última etapa é feita a conversão dos aparelhos a gás (fogão, aquecedores e outros), que consiste na adaptação ou troca de peças internas dos aparelhos, para que funcionem com Gás Natural.

    Se o seu aparelho a gás estiver na garantia do fabricante, verifique a possibilidade de realizar a conversão na mesma data da etapa de conversão da Sulgás, evitando a perda da garantia com o fabricante.

    Para essa última etapa é imprescindível que, no dia da conversão, haja um responsável em casa para dar acesso aos técnicos, acompanhar os trabalhos, receber instruções técnicas e assinar o termo de aceitação do serviço.

    O fornecimento de gás será interrompido no dia da conversão e liberado pelo técnico após o procedimento. Para sua segurança, não utilize nenhum aparelho a gás até a sua liberação por um técnico.