OPERAÇÃO DA REDE

Para manter em operação os mais de 700 km de rede de distribuição de gás natural no Estado, além dos pontos de distribuição do gás natural comprimido, a Sulgás realiza ações contínuas. O Plano de Manutenção e Inspeção da empresa abrange todos os sistemas e seus elementos, desde os pontos de recebimento que derivam do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) até as estações de entrega do gás natural aos clientes, garantindo o funcionamento e a integridade de equipamentos pertencentes aos sistemas de recebimento de GN (estações de regulagem de pressão, filtros, válvulas, atuadores), odorização, transporte (tubos, válvulas, atuadores, estações secundárias enterradas), proteção catódica (contra corrosão), sinalização do gasoduto, até a chegada aos clientes, onde ficam as estações de entrega e os sistemas de medição de consumo.

 

SISTEMA SUPERVISÓRIO

O Sistema Supervisório consiste em uma importante ferramenta para a operação dos gasodutos da Sulgás. O monitoramento remoto visa manter o fornecimento contínuo de gás natural e a rápida identificação de falhas no sistema através de alarmes. O sistema também otimiza o acesso a dados para faturamento, evitando o deslocamento dos operadores até os clientes para fazer a medição. Além disso, traz como vantagem a geração de gráficos e históricos para análises e simulações.

A tecnologia já atende consumidores do mercado industrial, do segmento de Gás Natural Veicular (GNV) e comercial. Ainda são monitoradas as variáveis dos pontos de entrega do Gasbol e de Estações de Redução de Pressão Secundária (ERS). A próxima etapa é a implantação em clientes residenciais.

O Sistema Supervisório utiliza a rede de telefonia celular para efetivar a transmissão de dados. Equipamentos como computadores de vazão, medidores de consumo de gás, retificadores e demais instrumentos de campo são conectados a unidades terminais remotas, que recebem as medições e comunicam via GPRS (General Packet Radio System) para um servidor. Este, por sua vez, está conectado via internet a uma sala de controle que visualiza as informações no telão ou nos terminais de operação. Como todo o sistema funciona pela web, é possível observar as informações de campo em qualquer computador.