21/06/2019

 

Crédito: Renan Costantin

O volume de gás natural não térmico distribuído pela Sulgás atingiu a maior marca do ano em maio: 2,38 milhões de metros cúbicos diários. Um resultado que eleva o consumo do ano em 11%, quando se compara o período entre janeiro e maio de 2019 com o mesmo de 2018.

Verifica-se essa tendência de crescimento em todos os segmentos, se utilizarmos esse mesmo parâmetro de comparação. A distribuição de GN para o segmento industrial
cresceu 10,2%, o veicular aumentou em 24,3%, o residencial, em 13,5% e o comercial, 10,8%. Também se observa um incremento de 4,0% na cogeração, apesar de uma pequena redução entre abril e maio. Outro nicho de mercado que merece destaque é o dos clientes que utilizam o gás natural para cogeração, geração elétrica em horário de ponta ou em sistemas de climatização, juntos cresceram em 105,1% o volume consumido.

Mais clientes e mais rede canalizada - Em maio, o número de clientes operando com gás natural no Rio Grande do Sul subiu para 52.384 clientes. Se em volume de gás natural, o industrial corresponde a 75% do total distribuído, em número de clientes diretos quem sai na frente é o residencial, com 97% sobre a carteira total.

Em relação à rede canalizada, foram implantados mais 8,8 km, totalizando quase 30 km construídos entre janeiro e maio deste ano. A rede de dutos da Sulgás alcançou, no último mês, os 1.175 km de extensão.