10/12/2018

 

Crédito: Renan Constantin

Foi firmado, na manhã desta segunda-feira (10), o contrato de fornecimento de gás natural para o Paço Santo Inácio, empreendimento da UMA Incorporações, na Rua Santo Inácio, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Assinaram o documento o diretor-presidente da Sulgás, Rafael Pezzella e os sócios-diretores da UMA, Antônio e Newton Ulrich.

A Companhia irá fornecer gás natural nos fogões e na central geradora de água quente do empreendimento, que reúne dois projetos num mesmo terreno: o de restauração e preservação da mansão projetada pelo arquiteto espanhol Fernando Corona na década de 1930, e outro de construção de um prédio residencial atrás do casarão.

O empresário Antonio Ulrich explica que todo o projeto foi feito de maneira criteriosa para adequá-lo às normas vigentes e ao Plano Diretor da cidade, além de um trabalho de comunicação e de relacionamento muito estreito com os moradores do entorno. Para ele, a casa, que foi lar de várias gerações da família Bica, é uma das melhores construções antigas de Porto Alegre pela sua riqueza de detalhes e por seu estado de conservação. Também destaca o tamanho do terreno, com espaço suficiente para a construção de um condomínio residencial de alto padrão em estilo contemporâneo.

A UMA será responsável também pela gestão do local, o que inclui a manutenção e locação dos espaços. Depois de restaurada a mansão, nela funcionará um café bistrô, um memorial com local para exposições aberta ao público em geral, salas para realização de eventos e reuniões. “A ideia é criar um espaço para a comunidade, sem prejudicar a privacidade dos moradores do prédio que integra o projeto”.

Ulrich também comentou estar muito feliz com parceria com a Sulgás, que já tem aproximadamente dez anos. Conforme ele, a estatal gaúcha está com a UMA desde o início de suas atividades no mercado da construção civil. “Nós somos de uma fidelidade total com a Sulgás. Todos nossos empreendimentos têm gás natural e têm um consumo significativo, porque usamos a caldeira a GN”, fez questão de dizer.

Para o diretor-presidente Rafael Pezzella, o gás natural ajudará a agregar valor ao empreendimento, mas o projeto é, por si só, muito valioso, em termos de cuidado desde sua concepção à execução e pela sua importância para a história e economia da Capital. “É um projeto muito bonito, que poderá futuramente ser um grande ponto turístico de Porto Alegre”, comenta.


Mais sobre o Paço Santo Inácio

O Paço Santo Inácio é um empreendimento que reúne o antigo e o moderno, a história e o presente num mesmo ambiente. O casarão de estilo neoclássico será todo restaurado. Terá um café bistrô onde era a antiga sala de jantar da família, um memorial fotográfico com relatos sobre o passado do bairro e também sobre a história da casa, no porão. Várias salas para eventos e reuniões e local para exposições.

Junto à casa, está sendo erguido um prédio, em estilo contemporâneo, que conterá: duas coberturas de 287m²; quatro apartamentos garden com pátio, terraço de 69m² e área privativa 159 a 202m²; dois apartamentos com área privativa de 133m² e 28 apartamentos com área privativa de 86m² e vagas de garagem para moradores. Também terá estacionamento rotativo opcional para visitantes no subsolo, gerador de emergência, infraestrutura condominial para diaristas e fachadas em limestone e esquadrias de alumínio anodizado em inox com vidro de controle solar.

Projeto de restauração: Eifler Jr. Arquitetura e Restauração
Projeto de arquitetura: Pedro Gabriel & Bonini Arquitetura
Projeto de paisagismo: Tellini Vontobel
Projeto de interiores: Raul Pêgas Arquitetos
Produção fotográfica: Celso Chittolina
Projeto de comunicação: Global
Fornecedor de gás natural: Sulgás