19/04/2017

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul tem atuado fortemente na busca por novas soluções aos seus clientes buscando eficiência energética, melhoria de processo e consequentemente redução de custo. Um exemplo disso é o fornecimento de Gás Natural ao primeiro sistema de geração de energia elétrica bicombustível do Rio Grande Sul.

Por meio de um contrato comercial, a Sulgás passou a abastecer a base de compressão de Gás Natural da distribuidora de combustíveis Charrua, em Esteio, RS. Atualmente a base da Charrua possui dois grupos geradores a diesel de 500 KVA (quilovolt-ampere) de marca Cummins, os quais passaram a contar com sistema bicombustível da MOG – Marine Oil & Gás Energy Solutions do Brasil, que garante a substituição em até 70% do diesel pelo GN.

O objetivo dessa conversão é gerar energia suficiente para atender toda a demanda elétrica do cliente, pois, antes, os equipamentos operavam apenas com diesel em regime de ponta/emergência. Com a adaptação também para usar GN, é possível operar 24 horas por dia em momentos de bandeira vermelha, por exemplo. Espera-se uma economia de aproximadamente 30% na conta de luz do cliente.

A conversão de geradores para permitir a operação com os dois combustíveis está cada vez mais viável e começa a ser adotada por diversas empresas no Estado.