TRABALHO E RENDA

A Rede Parceria Social é um programa inédito no país de fomento a Organizações da Sociedade Civil, envolvendo a cooperação entre o Estado, o terceiro setor e a iniciativa privada.

A RPS tem o seguinte funcionamento: empresas financiam projetos de organizações com ações reconhecidas no âmbito social - as chamadas entidades âncoras. Estas, por sua vez, disponibilizam editais que devem ser preenchidos pelas organizações comunitárias que trabalham em todo o Estado. Os editais são analisados pela Comissão de Avaliação de Projetos, e os selecionados recebem financiamento e capacitação.

A participação da Sulgás na RPS iniciou em 2007 por meio de uma parceria com a Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social e com a Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA), uma das instituições âncoras da Rede. As três se reuniram e criaram o PRIMAR – Projeto Integrado de Meio Ambiente e Renda. 

 

O PRIMAR

Projeto, gerido pela AMA que incentiva e apoia ações de grupos organizados que atuam no mapeamento e compreensão dos problemas socioambientais ou que mobilizem comunidades voltadas ao enfrentamento desses problemas.

Os projetos são selecionados a partir de editais lançados anualmente no site da Secretaria de Estado. A comissão julgadora é composta por representantes da Secretaria, da AMA e da Sulgás.

Após selecionados, os grupos são acompanhados e supervisionados por um assistente social e por coordenadores da AMA. Durante a execução de cada projeto, cada organização ainda recebe orientações sobre como gerar renda e utilizar ou criar novas tecnologias de gestão específica, a fim de que consigam se tornar autossustentáveis.

Todo o trabalho realizado pelos parceiros envolvidos é voltado para que cada projeto executado seja efetivo em relação aos seus objetivos e que todos juntos representem um impacto significativo na preservação ou recuperação do meio ambiente e na conscientização dos usuários de fontes naturais sobre seu papel proativo em relação ao desenvolvimento sustentável do Estado. 

 

A AMA

A Associação Amigos do Meio Ambiente foi fundada em 20 de julho de 1990 e trabalha na preservação dos patrimônios cultural e natural de Guaíba e região. A entidade constrói, há mais de duas décadas, uma caminhada em direção à unificação de conceitos como desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.Na essência de suas ações, a AMA tem por objetivo contribuir para a construção de uma sociedade que alie o exercício constante da cidadania ao desenvolvimento sustentável. 

Saiba mais em: http://amaguaiba.blogspot.com.br/p/quem-somos.html 

 

O PAPEL DA SULGÁS NO PRIMAR 

A Sulgás busca a excelência nas ações de Reponsabilidade Social por entender ser este um passo para cumprir sua missão de contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Estado. Por isso sua inserção na Rede Parceria Social e seu apoio ao PRIMAR é tão importante.

A companhia acreditou e acredita na potencialidade da Rede e do Projeto, sendo a única empresa a destinar recursos, através da Lei da Solidariedade, para os projetos contemplados no PRIMAR.

Além de contribuir com verba incentivada, a Sulgás ainda participa no planejamento das ações anuais e organização dos editais, na seleção dos projetos e no acompanhamento de sua execução, disponibilizando profissional capacitado para exercer essas funções.